Notícias

Retiro espiritual dos diáconos transitórios foi encerrado com celebração eucarística na Catedral!

E quando estiverem à frente da comunidade, presidam sempre com solicitude e amor. É preciso dar prioridade para as coisas de Deus, as coisas do Reino (Dom João Justino)

Oito homens, a vocações e um desejo: o de se tornarem padres. Presidiu missa na catedral de Montes Claros, na noite desta terça-feira (5), o arcebispo metropolitano, dom João Justino de Medeiros Silva. A celebração eucarística marcou o encerramento do retiro espiritual dos diáconos transitórios da Arquidiocese. Nessa fase, eles aguardam a decisão do bispo para serem ordenados sacerdotes. Concelebraram com ele, Monsenhor Silvestre José de Melo e os padres Gledson de Eduardo Miranda Assis e Valdomiro Soares (Frei Valdo).

“Nos próximos meses teremos mais oito padres em nossa arquidiocese. Muito me alegro de colher os frutos daqueles que vieram antes em de mim”, iniciou dom Justino, sua homilia. Depois de agradecer todos aqueles, que de uma forma ou de outra, contribuíram para a formação dos candidatos ao presbiterado, dom João disse que dos 8 diáconos apresentados, três serão ordenados este ano.

O primeiro a se tornar padre, será no próximo dia 22/11, em Brasília de Minas, o diácono Junio de Oliveira Bento.  Seguido do diácono Geraldo dos Santos Oliveira, no dia 30/11, em Bocaiúva e o último a se ordenar padre, é o diácono Jânio César Barbosa, dia 12 de dezembro, em Salinas.

Os outros cinco candidatos ao presbiterado aguardam as datas que estão ainda no coração do bispo, brincou dom Justino, mas os tranquilizou ao afirmar que será em breve.  “Vai chegar a hora, não está distante”, disse.

Nesta mesma noite, o missionário da comunidade Filhos de Maria, Arley Humberto, que foi seminarista, pediu um tempo para viver uma experiência na referida comunidade como missionário. Depois de uma profunda experiência na Terra Santa, passados alguns anos, retoma sua preparação, sendo instituído nesta noite ao ministério de leitorato.

À luz da leitura bíblica, capítulo 12 da Carta aos Romanos, o arcebispo falou das características do cristão, apontando para o serviço. “Se o diaconado vai passar até chegar ao presbiterado, não há de passar a diaconia – marca de todo discípulo de Cristo”, lembrou que todo serviço, mesmo direto aos irmãos, é um serviço ao Senhor. “E quando estiverem à frente da comunidade, presidam sempre com solicitude e amor. É preciso dar prioridade para as coisas de Deus, as coisas do Reino”, aconselhou o pastor da Igreja particular de Montes Claros.

Foto: Pascom Catedral

________________________________________
***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...