O mês de agosto, em nossa Igreja, é dedicado às vocações. Na primeira semana celebramos as vocações aos ministérios ordenados – diáconos, sacerdotes e bispos. Depois, a vocação matrimonial, da qual todas as outras nascem. E nessa terceira semana, lembramos das vocações religiosas na vida eclesial.
A vida religiosa é uma belíssima realidade da Igreja, pois apresenta a variedade de dons e carismas suscitados pelo Espírito Santo. É uma resposta ao convite do próprio Jesus, de seguimento ao Seu Evangelho, de uma maneira bem específica. O doar-se a Deus dos tantos irmãos e irmãs que se consagram na vida religiosa é uma grande riqueza, tão importante para a evangelização dos povos.
As ordens e congregações religiosas, tanto masculinas, quanto femininas, primam pela vivência dos votos de pobreza, obediência e castidade – fundamentos da consagração a Deus daqueles que O querem servir em algum carisma específico. Tais votos manifestam o compromisso primeiro dos religiosos com o Senhor, com sua comunidade religiosa e com a sua doação a Deus, ao modo que Ele chama cada um a esse estado de vida. Da vivência fraterna à vida de oração, cada consagrado, com alegria, doa sua vida a Deus e ao próximo – edificando ainda mais a Igreja.
A expressão da vida religiosa também está intimamente ligada a diversos modos de vivência da espiritualidade que são inspirados na caminhada cristã de seus fundadores, sendo, muitos deles, santos e santas elevados aos altares pelo modo com que viveram o Evangelho de Jesus Cristo. Assim, cada consagrado é uma bonita resposta ao chamado de Deus para a existência cristã. O modo pelo qual cada um se consagra responde ao chamado de Deus ao discipulado e, também, à missão, ao apostolado – levando o Cristo por meio de algum carisma específico.
Não podemos deixar de lembrar aqui das comunidades de vida e aliança, que contribuem para a diversidade da vida consagrada na Igreja – vivendo os votos de pobreza, obediência e castidade e, ainda, manifestando carismas tão importantes para a evangelização do nosso povo. Cada carisma é um dom do Espírito Santo e está a serviço da construção da Igreja, que é corpo místico de nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui na Arquidiocese de Montes Claros somos muito agraciados por contar com tantos religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, que se dedicam cotidianamente na evangelização da nossa gente e de toda a Igreja, a partir do carisma manifesto em sua comunidade religiosa ou nas comunidades de vida e aliança. Ordens, congregações e comunidades de vida e aliança têm contribuindo para a construção da nossa Igreja Arquidiocesana. Somos gratos a Deus pela vocação de todos aqueles que já se dedicaram nesta vinha do Senhor e a cada consagrado e consagrada que se dedicou ardentemente em levar Jesus Cristo a todos aqueles aos quais foram enviados.
Que Nossa Senhora, mãe de todas as vocações, interceda por todos os consagrados e consagradas de nossa Igreja Arquidiocesana de Montes Claros, enviando-nos sempre mais vocações à vida religiosa e consagrada.
Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros