Artigos

“São muitos os carismas”

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-02/vida-consagrada-beleza-pertenca-a-deus-diversas-expressoes.html
https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2020-02/vida-consagrada-beleza-pertenca-a-deus-diversas-expressoes.html

O mês de agosto, em nossa Igreja, é dedicado às vocações. Na primeira semana celebramos as vocações aos ministérios ordenados – diáconos, sacerdotes e bispos. Depois, a vocação matrimonial, da qual todas as outras nascem. E nessa terceira semana, lembramos das vocações religiosas na vida eclesial.

A vida religiosa é uma belíssima realidade da Igreja, pois apresenta a variedade de dons e carismas suscitados pelo Espírito Santo. É uma resposta ao convite do próprio Jesus, de seguimento ao Seu Evangelho, de uma maneira bem específica. O doar-se a Deus dos tantos irmãos e irmãs que se consagram na vida religiosa é uma grande riqueza, tão importante para a evangelização dos povos.

As ordens e congregações religiosas, tanto masculinas, quanto femininas, primam pela vivência dos votos de pobreza, obediência e castidade – fundamentos da consagração a Deus daqueles que O querem servir em algum carisma específico. Tais votos manifestam o compromisso primeiro dos religiosos com o Senhor, com sua comunidade religiosa e com a sua doação a Deus, ao modo que Ele chama cada um a esse estado de vida. Da vivência fraterna à vida de oração, cada consagrado, com alegria, doa sua vida a Deus e ao próximo – edificando ainda mais a Igreja.

A expressão da vida religiosa também está intimamente ligada a diversos modos de vivência da espiritualidade que são inspirados na caminhada cristã de seus fundadores, sendo, muitos deles, santos e santas elevados aos altares pelo modo com que viveram o Evangelho de Jesus Cristo. Assim, cada consagrado é uma bonita resposta ao chamado de Deus para a existência cristã. O modo pelo qual cada um se consagra responde ao chamado de Deus ao discipulado e, também, à missão, ao apostolado – levando o Cristo por meio de algum carisma específico.

Não podemos deixar de lembrar aqui das comunidades de vida e aliança, que contribuem para a diversidade da vida consagrada na Igreja – vivendo os votos de pobreza, obediência e castidade e, ainda, manifestando carismas tão importantes para a evangelização do nosso povo. Cada carisma é um dom do Espírito Santo e está a serviço da construção da Igreja, que é corpo místico de nosso Senhor Jesus Cristo.

Aqui na Arquidiocese de Montes Claros somos muito agraciados por contar com tantos religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, que se dedicam cotidianamente na evangelização da nossa gente e de toda a Igreja, a partir do carisma manifesto em sua comunidade religiosa ou nas comunidades de vida e aliança. Ordens, congregações e comunidades de vida e aliança têm contribuindo para a construção da nossa Igreja Arquidiocesana. Somos gratos a Deus pela vocação de todos aqueles que já se dedicaram nesta vinha do Senhor e a cada consagrado e consagrada que se dedicou ardentemente em levar Jesus Cristo a todos aqueles aos quais foram enviados.

Que Nossa Senhora, mãe de todas as vocações, interceda por todos os consagrados e consagradas de nossa Igreja Arquidiocesana de Montes Claros, enviando-nos sempre mais vocações à vida religiosa e consagrada.

 

Equipe Arquidiocese em Missão
Arquidiocese de Montes Claros

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...