Promovida mundialmente pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos e pelo Conselho Mundial de Igrejas, a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. No hemisfério Norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade Cristã (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro. Essas datas foram propostas em 1908, por Paul Watson, pois cobriam o tempo entre as festas de São Pedro e São Paulo, e tinham, portanto, um significado simbólico. No hemisfério Sul, por sua vez, as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período de Pentecostes (como foi sugerido pelo movimento Fé e Ordem, em 1926), que também é um momento simbólico para a unidade da Igreja. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados. Levando em conta essa flexibilidade no que diz respeito à data, estimulamos a todos os cristãos, ao longo do ano, a expressar o grau de comunhão que as Igrejas já atingiram e a orar juntos por uma unidade cada vez mais plena, que é desejo do próprio Cristo (Jo 17:21). Assim definiu o post, no site do conic.org durante toda essa semana.
Em Montes Claros, a Pastoral da Educação, Diálogo ecumênico e Inter-religioso promove uma semana de palestras no salão João Paulo II, paróquia Catedral Nossa Senhora Aparecida, com alusão ao tema: inspirado no livro de Deuteronômio: “Procurarás a justiça, nada além da justiça” (Dt 16.11-20). “O ecumenismo é o sopro do Espírito de Deus que nos ensina que é possível sermos um mesmo, sendo diferentes. Ele nos mostra que as diferenças que nos separa são significativas, mas não podem superar o seu amor que nos une”, falou frei Valdo no primeiro dia de abertura da semana.
Se você quiser participar ainda dá tempo. Tome nota da programação que acontecerá até dia 9 de junho, às 19h30
- 06/06/19 – Palestra: Igreja Católica Romana e o movimento Ecumênico.
Centro Paroquial João Paulo II – Catedral Metropolitana de Montes Claros. - 07/06 Celebração ecumênica na Igreja evangélica amor e vida – Rua dom João Pimenta, 555 centro.
- 08/06 Vigília de Pentecostes na Catedral às 20h
Sobre o cartaz: A arte foi selecionada em um concurso organizado pelo CONIC-MG. O desenho foi enviado pela Mariana da Silva Souza, 16 anos, moradora de Belo Horizonte. Intitulado Jesus, o equilíbrio da Vida, o desenho buscou refletir o tema da SOUC 2019 (Dt 16, 18-20).
Foto enviada por Maria Umbelina Santos
__________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros
Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected]