Notícias

Osib realiza formação nacional

Osib realiza Semana Nacional de atualização para Formadores de Seminários e Institutos

A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib) iniciou ontem, 10/07 e segue até dia 14 de julho, em Aparecida (SP), a Semana Nacional de Atualização para Formadores. Este encontro traz como reflexão a “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”, documento da Congregação para o Clero do Vaticano, que tem como tema “o dom da vocação presbiteral”, enfatizando a Dimensão Espiritual.

O encontro conta com assessoria de dom Jorge Patrón Wong, secretário da Congregação para o Clero no Vaticano, e de dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar de São Paulo e referencial da OSIB e conta com a participação de cerca de 230 padres do Brasil. Dentre eles, Padre Harlley Caldeira Mourão, vice-reitor do Seminário Maior Imaculado Coração de Maria da Arquidiocese de Montes Claros e presidente da Osib Leste2, Monsenhor Silvestre de Melo, reitor do Seminário Maior e Pe. George Amarante, reitor do seminário propedêutico São Pio X.

A programação é composta por celebrações da eucaristia, liturgia das horas e reflexões feitas pelos assessores. Além da presidência da Osib, o encontro conta com a presença de dom Jaime Spengler, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada  e dos assessores da comissão padre Deusmar Jesus da Silva e padre João Candido da Silva Neto.

“Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis” :  A Congregação para o Clero (Santa Sé) publicou, dia 08 de dezembro de 2016, a “Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis”, decreto orientador para a formação de padres católicos, na qual sublinha a importância da “formação integral” e da maturidade psíquica, sexual e afetiva.

A ‘Ratio fundamentalis institutionis sacerdotalis´é atualizada 46 anos depois, procurando unir de “modo equilibrado as dimensões humana, espiritual, intelectual e pastoral, através de um caminho pedagógico gradual e personalizado”.

O decreto defende ainda que deve ser prestada “máxima atenção ao tema da tutela dos menores e dos adultos vulneráveis”, evitando admitir ao seminário pessoas ligadas a “delitos ou situações problemáticas” relacionadas com abusos sexuais.

Para o cardeal Beniamino Stella, três palavras-chave são fundamentais para a compreensão do documento são “humanidade, espiritualidade e discernimento”. O texto realça a importância de não limitar a avaliação ao percurso acadêmico dos candidatos ao sacerdócio. O novo decreto, intitulado ‘O dom da vocação presbiteral’, de mais de 80 páginas, está disponível na internet.  Acesse-o na íntegra aqui: “Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis”

Fonte: CNBB

____________________________________________________________________
***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...