Notícias

Arquidiocese de Montes Claros lança Semana do Dízimo 2020

Na noite de quinta-feira, dia 03, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral do Dízimo, anunciou em reunião online a Semana Arquidiocesana do Dízimo 2020. A Semana acontecerá nos dias 13 a 20 de setembro, com celebrações nas paróquias aos domingos e vídeos de formação e testemunho que serão disponibilizados pelos meios digitais da Arquidiocese de Montes Claros, todos os dias durante a Semana, às 10h da manhã,que poderão ser compartilhados pelas Pastorais de Comunicação e do Dízimo de cada paróquia.

Convocada por dom João Justino, o encontro virtual da Pastoral do Dízimo foi a alternativa encontrada para reunir e orientar os membros das pastorais que se reuniam todas os anos, desde 2011, no Encontro Arquidiocesano do Dízimo, e que esse ano foi cancelado devido a pandemia do COVID-19. Para esse ano, houve uma novidade, participaram também da reunião os membros dos Conselhos Econômicos Paróquias, que foram acolhidos pelo padre Jair Pereira da Silva, Assessor Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo.

Durante a reunião, o Arcebispo, conduziu uma reflexão sobre o tema “Dízimo: sustentabilidade e pertença às Comunidades Eclesiais Missionárias a Serviço do Evangelho da Vida” e destacou que todos nós, pelo batismo, somos membros da comunidade eclesial, que devemos aprender a nos alegrar por todas as vitórias que acontecem na nossa igreja e também sofrer com toda a perda que acontece nela, que isso é o sentimento de pertença que temos que ter na vida na comunidade eclesial. E ainda afirma que, quando nos sentimos pertença, entendemos o sentido do dízimo. Ao final da sua fala, dom João, apresentou três urgências para a Pastoral do Dízimo na Arquidiocese: o primeiro, instalar a Pastoral em todas as paróquias. Segundo: conscientizar que todos devemos ser dizimistas. Terceira: prestar contas de todas as  contribuições do Dízimo. “Vamos apostar no Dízimo como caminho para sustentabilidade para as nossa comunidades eclesiais!”, encerra.

Após a fala do Arcebispo, o padre Jair apresentou a programação da Semana Arquidiocesana do Dízimo. Segue abaixo a programação.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO

TEMA: Dízimo expressão de pertença na comunidade eclesial missionária.

LEMA: “O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a Palavra do Senhor”. 2 Rs 4, 42-44.

Todos os dias haverá vídeos testemunhais.

13/09 Domingo:

  • Missa de abertura e envio nas paróquias e comunidades.
  • Vídeo com dom João Justino

14/09 Segunda:

  • Vídeo com padre Raimundo Donato: “O homem distribuiu e ainda sobrou, conforme a Palavra do Senhor” (2Rs 4, 42-44) e a fidelidade do dizimista, (2Cor 9,7)

17/09 Quinta:

  • Vídeos: Em tempos de pandemia, contribuir com o Dízimo é um ato de pertença a comunidade e cuidado com a Igreja, para que a Igreja continue cuidando de nós. (Aguardando confirmação)

20/09 Domingo:

  • Missa de encerramento nas paróquias e comunidades

CONFIRA NA INTEGRA A REUNIÃO ON-LINE DO DÍZIMO

HISTÓRIA DA PASTORAL DO DÍZIMO NA ARQUIDIOCESE DE MONTES CLAROS

A partir de 1988, a Pastoral do dízimo se consolida com a assessoria e formações diocesanas do doutor em marketing católico, Antônio Miguel Kater Filho. Em 15 de setembro de 2003, o então arcebispo dom Geraldo Magela, publicou o Regimento do Conselho Econômico, deste documento veio consolidar o sistema do dízimo para manutenção, sustentação e evangelização na Arquidiocese de Montes Claros. Em 2004, o padre doutor Dorival Souza Barreto Júnior foi nomeado por, dom Geraldo, coordenador Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Logo após, o padre Reginaldo Wagner assumiu a coordenação dando continuidade, e Graça representava a Pastoral do Dízimo.

Na 2ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral em 2011, o então arcebispo dom José Alberto indica Elza Dete Maia da Silva para representar a Pastoral do Dízimo na Coordenação Arquidiocesana de Pastoral (COARPA) e o padre Edivan Rodrigues da Silva como Assessor Eclesiástico . A partir daí organiza-se a Semana Arquidiocesana do Dízimo, sempre na última semana de setembro logo após o Encontro Arquidiocesano do Dízimo.

Na 3ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, Elza Dete continua representando a Pastoral do Dízimo por indicação do arcebispo Dom José Alberto e em 2017 é indicado para Assessor Eclesiástico o Padre Jair Pereira da Silva. Ambos permanecem até hoje.

Agora em 2020, a Arquidiocese de Montes Claros está preparando a IV Assembleia Arquidiocese Pastoral (IV AAP), tempo de valorizar e refletir a nossa missão na Comunidade Eclesial Missionária. Por isso, a Semana Arquidiocesana do Dízimo, será por um jeito diferente, será pelas meios digitais da Arquidiocese, trazendo testemunhos de fé de adultos e crianças que compreenderam o valor do dízimo a partir de suas experiências e partilhas.

Contribuições:  Elza Dete Maia da Silva

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...