Notícias

Seminário de Estudos Litúrgicos

A Santa Missa é o termômetro de fé de uma comunidade. Quando celebramos com respeito, sobriedade e piedade, podemos ter certeza que nossa comunidade cumpre perfeitamente a ordem do senhor “fazei isso em memória de mim”.

E ele não para! O jovem e dinâmico sacerdote da Paróquia Bom Jesus de Claro dos Poções, Pe Deangeles Araújo, em comunhão com o  Setor Sudoeste,  vai realizar no próximo dia 18 e 19 de março, o 1º Seminário de Estudos Litúrgicos: Entrarei no Altar de Deus! Tendo como assessor  Michel Pagiossi Silva. O curso será aberto à todos que interessarem. Abaixo, leia-se na íntegra um texto enviado pelo Michel para que o assunto seja melhor entendido e compreendido pelo leitor.

Seminário de Estudos Litúrgicos: Entrarei no Altar de Deus!

O Seminário de Estudos Litúrgicos “Entrarei no Altar de Deus” acontecerá na cidade de Claro dos Poções nos dias 18 e 19 de março. Seu tema é o nome da série de livros do autor Michel Pagiossi Silva e, ao mesmo tempo, parte do salmo 42 que, classicamente, é uma espécie de prefácio para a Santa Missa e que, por centenas de anos, era recitado pelos sacerdotes antes de sua celebração.

O seminário deseja levar os fiéis a um profundo encontro com Nosso Senhor na Eucaristia através da Santa Liturgia e, assim, abrir-lhes uma via de santificação através desta grande escola. Serão tratados temas como “O que é a Liturgia”, “A Santa Missa” e “Vida Eucarística”. Será composto, igualmente, de momentos alternados de oração, formações e a participação ativa na Santa Missa.

O seminário foi pensado para que não seja apenas uma formação teórica, mas buscando penetrar profundamente a vida do fiel, o levar a vivenciar, experimentar, a liturgia e, por ela, tocar o Mistério profundo de Deus que se faz presente sobre nossos altares. Reconhecer a necessidade de uma vivência verdadeiramente eucarística é o centro do seminário e que, igualmente, deve levar as pessoas a, em suas vidas, terem um renovado encontro com o Senhor.

Consequentemente, viver da Santa Eucaristia, compreendendo a Liturgia, conduzirá os fiéis a terem vida eucarística, fazendo ressoar em suas vidas diárias, em seu trabalho ou escola, um cristão que deixa transparecer o Cristo que nele habita, pela Eucaristia, como em um sacrário. Igualmente, isso auxiliará a todos os líderes de pastoral a melhor exercerem os ministérios que lhes foram confiados.

Igualmente, deseja ser um subsidio para a formação do fiel católico que deseja respeitar a Liturgia, em suas normas e cerimonial, mas também se baseando em um profundo respeito a Tradição, pois tudo que era santo para as gerações passadas continua sendo santo e santificante nos dias de hoje.

O autor que estará presente como condutor do seminário é historiador formado pela USP, professor, cavaleiro de Nossa Senhora, preceptor da Militia Sanctae Mariae para o Brasil e presidente da Academia Internacional de Liturgia “São Gregório Magno”.

INFORMAÇÕES:  Pelos telefones 38- 3237-1056 – 9991- 6968 ou ainda pelo email [email protected]

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹set 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...