Notícias

Arquidiocese de Montes Claros promove Seminário de Fé e Política

Nos dias 22 e 23 de agosto acontece o Seminário de Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros. O evento on-line e gratuito será transmitido ao vivo pelo You Tube (Clique aqui) e Facebook (Clique aqui) do Conselho Nacional dos Leigos e Leigas do Brasil (CNLB). Serão dois dias de trocas de reflexões e palestras, das 08:00 às 12:00.

O evento conta com o apoio do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB); Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) da PUC-Minas; Escola Arquidiocesana de Formação em Fé e Política; Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) e Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Confira a programação!

Sábado, dia 22 de agosto:

8:00 – Acolhida e mística inicial com cantor Zé Vicente, uma das principais referências musicais da Teologia da Libertação e considerado o cantor das Comunidades Eclesiais de Base -CEBs.

8:20 – Abertura Oficial do Seminário com dom João Justino de Medeiros, Arcebispo Metropolitano de Montes Claros e Presidente da Comissão de Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

08:40 – Análise de Conjuntura: “Fé e a Política diante das ameaças à democracia” com professor Pedro Ribeiro de Oliveira da Coordenação do Movimento Nacional Fé e Política. Mediador: professor Padre Antônio Alvimar, reitor da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

10:20 – Palestra: “Responsabilidade com a coisa pública” com Felipe Caíres, Promotor de Justiça. Mediadora: Sônia Gomes de Oliveira, Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB.

Domingo, dia 23 de agosto:

8:00 – Acolhida e mística inicial

8:20 – Palestra: “Fé, Política e Direitos Humanos” com professor Robson Sávio, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas e coordenador do Núcleo de Estudos Sociopolíticos da mesma universidade. Mediador: professor Luiz Eduardo de Souza Pinto, sociólogo e assessor da Escola de Formação em Fé e Política da Arquidiocese de Montes Claros.

10:00 – Palestra “A Doutrina Social da Igreja como fonte para reencantar a política” com padre Antônio Aparecido Alves, o Padre Toninho, coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Católica de São José dos Campos e membro do grupo de assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP/CNBB. Mediador: Padre Adilson Ramos Melo, pároco da Paróquia São Francisco de Assis de Montes Claros e Vigário Episcopal para Ação Social da Arquidiocese de Montes Claros.

11:20 – Encaminhamentos e Orientações Pastorais para as Eleições de 2020 com dom João Justino.

Após o término de cada palestra será realizado debate aberto. As perguntas, sugestões e comentários poderão ser enviados pelas redes sociais durante as transmissões do Seminário. Haverá certificado de participação.

_______________________________________________

***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros – (38) 9 9957-3961 / (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹dez 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...