Notícias Notícias Igreja no Brasil (CNBB) Seminaristas

Seminaristas da Província Eclesiástica e Seminário Maior participam do 4º COMINSE

Os seminaristas André Antunes da Arquidiocese de Montes Claros, Eduardo Martins da Diocese de Januária e Rafael Alves da Diocese de Janaúba representam a Província Eclesiástica de Montes Claros e o Seminário Maior Imaculado Coração de Maria no 4° Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).

O evento, que é realizado pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) e pela coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), teve início no dia 11 de julho, última segunda-feira, e se estende até o próximo dia 17 na cidade de João Pessoa. São em média 350 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminários, bispos e convidados, que dividem um espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações.

Segundo os organizadores, o objetivo o encontro é de “animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros no Brasil, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espírito missionário”.

Depois dos dois longos anos da pandemia do novo coronavírus, reunir mais de 350 seminaristas, formadores e reitores do Brasil inteiro neste Congresso Missionário, tem como finalidade reencontrar forças e motivações para prosseguirmos as atividades missionárias em nosso seminário e arquidiocese. Aqui temos a oportunidade do contato com diferentes culturas, que nos revela a diversidade e rosto missionário da Igreja no Brasil” relata o seminarista André Antunes.

O seminarista André partilha sua perspectiva “O Papa Francisco, no Angelus de 14 de agosto de 2016, nos disse que a Igreja tem necessidade de “missionários apaixonados, devorados pelo ardor de anunciar a todos a palavra consoladora de Jesus e a sua graça. Este é o fogo do Espírito Santo”. Nesse sentido, não somos chamados apenas para fazer missão em algum momento oportuno, mas para vive-la todos os dias e em todas as realidades, sendo testemunhas Daquele que nos chama a segui-Lo. E é por isso que a missão não se restringe a apenas uma atividade da Igreja, mas, na sua essência, a Igreja é missão.”

O Regional Leste II da CNBB (Minas Gerais) está representado por 23 seminaristas de várias dioceses do estado.

______________________________________________
**Fotos enviadas por André Antunes

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...