Notícias

Seminaristas que serão ordenados diáconos são enviados para missão em Minas Novas

A Arquidiocese de Montes Claros enviou cinco seminaristas para uma experiência missionária de 15 dias no município de Minas Novas, Diocese de Araçuaí. A missão está sendo realizada na Paróquia São Pedro do Fanado até o dia 21 deste mês.

Os seminaristas da Arquidiocese de Montes Claros que participam da experiência missionária serão ordenados diáconos no dia 11 de fevereiro, são eles: Eric Jader Azevedo Costa, George Luís Cardoso Silva, João Rafael Marques de Oliveira, Ricardo da Silva Siqueira e Thiago Neves Silva.

Na última quarta-feira, 05/01, um dia antes de partirem em missão para Minas Novas, eles participaram de uma missa de envio, presidida pelo arcebispo emérito de Montes Claros, Dom José Alberto Moura. A celebração foi na capela da residência episcopal, durante visita dos seminaristas ao arcebispo emérito.

Para o arcebispo os seminaristas vão levar para a missão “a vontade de querer se imbuir daquilo que é o amor do Cristo para ensinar para os outros com seu bom exemplo”. “É muito importante eles levarem esse ideal de querer anunciar o Evangelho, sendo ao mesmo tempo pessoas de Deus, de oração, que vivem realmente a fraternidade”, afirmou Dom José. A partir da sua experiência missionária, o arcebispo emérito acrescentou que “a missão não é só falar, é estar presente tendo a atitude de quem quer realmente viver o que Jesus ensinou e seguindo a pessoa dele”.

O convite para a experiência missionária partiu do próprio Bispo da Diocese de Araçuaí, Dom Esmeraldo Barreto de Farias. Em contato com o administrador apostólico da Arquidiocese de Montes Claros, Dom João Justino de Medeiros, Dom Esmeraldo expressou o desejo de realizar uma experiência missionária com seminaristas em sua diocese e que gostaria de contar com a participação de seminaristas de outras dioceses.

João Rafael, um dos seminaristas que participa da experiência missionária recorda que o bispo de Araçuaí já esteve no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria, de Montes Claros, e partilhou sobre as suas experiências missionárias por onde passou.

Em apoio à iniciativa de Dom Esmeraldo, Dom João Justino incentivou a participação dos seminaristas na experiência missionária. “Em uma conversa conosco, ainda no início de outubro, Dom João nos disse dessa missão e que considerava ser importante a nossa participação: ajudaríamos a Diocese de Araçuaí e, ao mesmo tempo, seria um momento formativo para nós”. Afirmou João Rafael. Os cinco seminaristas foram escolhidos por estarem concluindo a formação inicial e preparando para o diaconato.

O futuro diácono enfatiza que a Igreja é por natureza missionária. “Todo discípulo de Cristo é missionário e deve se entender sempre assim no anúncio da salvação aos povos”. Para o seminarista toda missão tem uma instigante expectativa desafiadora: “somos enviados à lugares desconhecidos, em realidades novas que manifestam outros modos de ser Igreja. Não sabemos o que encontraremos pela frente, quais serão os desafios e o que mais a missão exigirá de cada um de nós”.

João Rafael está animado para a missão e acredita que essa experiência vai ser uma oportunidade de confirmar ainda mais a sua vocação ao ministério ordenado. “A missão possibilitará experiências que me ajudará ainda mais na minha missão aqui em nossa Igreja Arquidiocesana de Montes Claros. Estou indo com o coração aberto para aprender cada vez mais como ser um pastor aos moldes do Coração de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Confira as fotos da visita e celebração de envio.

Texto por Amauri Almeida
Fotos Laura Tupinambá
_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹jul 2022› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...