Notícias

Servo por Amor: Ordenado em SP e missionário em MG

A Arquidiocese de Montes Claros ganhou no fim do mês de novembro um novo sacerdote, trata-se de André Kléber dos Santos, que foi ordenado em celebração realizada na paróquia Nossa Senhora Medianeira, na cidade de Itapeví, estado de São Paulo.

O padre André Kléber é da Congregação Sagrada Família de Bérgamo e foi ordenado pelo bispo Dom Ettore Dotti, CSF (Diocese de Naviraí – MS). Em Montes Claros os padres da Sagrada Família atuam na Paróquia Sagrada Família (A matriz fica localizada no bairro Jaraguá II). Atualmente, o pároco é Franco Mazzoleni e o vigário é Rogério Nabarrete Teixeira. Agora a paróquia vai contar também com André, que já vinha atuando como diácono.

Um pouco da história: O padre André Kléber dos Santos nasceu em 01 de outubro de 1990, na cidade de Carapicuíba, estado de São Paulo. Mas, a sua paróquia de origem é a Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, que fica em Itapeví-SP e foi onde o jovem André deu os primeiros passos na fé. “Fiz cinco anos de catequese. Depois que recebi a primeira Comunhão fui convidado a participar como coroinha. Algum tempo depois me tornei coordenador dos coroinhas. Participei da legião de Maria. E foi assim que comecei a participar diretamente da comunidade”, conta o sacerdote.

Depois de caminhar com a comunidade o jovem se decide por ingressar no seminário. A paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças é também administrada pelos padres da Sagrada Família de Bérgamo. A Congregação tem origem italiana, atua também no Brasil e  os seminários ficam localizados no estado do Paraná. O maior fica na capital Curitiba e o menor na cidade de Peabiru, no estado do Paraná, uma distância de, aproximadamente 700 quilômetros de Itapeví-SP. Ir morar tão longe de sua terra natal é algo difícil para um jovem de apenas 15 anos. “Entrei no seminário com 15 anos. Não foi uma decisão muito simples, pois iria morar a mais de 700 quilômetros de casa. O que me fez entrar no seminário foi o desejo de ser igual aos padres da minha paróquia. Ao mesmo tempo foi uma decisão pautada na alegria”, explica.

A ordenação: O momento especial de ordenação do jovem aconteceu no dia 30 de novembro de 2019. Algo marcante não só para ele, mas também para os seus familiares, amigos e os paroquianos tanto da Nossa Senhora Medianeira, como os da Sagrada Família de Montes Claros.  Um total de 22 pessoas viajaram de Montes Claros até Itapeví para acompanhar a ordenação. A senhora Shirley Neves é da comunidade São Paulo (bairro jardim Primavera), paróquia Sagrada Família, onde ela atua no conselho econômico. Ela foi uma das pessoas responsáveis pela viajem e fala como foi participar deste momento. “Já havia assistido pela TV, mas foi a primeira vez que participei de uma ordenação. Para mim, fazer parte desse momento tão importante e especial para ele, foi uma Graça de Deus. Ele é muito querido aqui na nossa comunidade, e estar lá ao lado dos seus familiares, amigos e paroquianos foi muito bom. O ritual em si foi maravilhoso, me senti agraciada por Deus, até hoje estou encantada com tudo. Estar lá foi uma sensação indescritível”, conta.

O jovem padre André Kléber fala um pouco de como foi para ele vivenciar esse momento marcante. “Eu estava anestesiado. Pois, muitos sentimentos estavam sendo vivenciados por mim. Porém, um dos sentimentos foi o da gratidão a Deus, à minha Congregação (Sagrada Família de Bérgamo), à minha família e a todas as pessoas que me acompanharam. Me senti um filho no Colo de Deus. Me senti um filho amado por Jesus. Uma alegria que não cabia no meu peito”, explica.

Depois da ordenação presbiteral acontecida no sábado, o jovem sacerdote André Kléber dos Santos celebrou a sua primeira missa, na manhã de domingo 01 de dezembro de 2019. Foi um momento único e carregado e alegria e muitas emoções. Ficou marcado na história da paróquia, da comunidade e do novo presbítero. A igreja estava lotada de paroquianos, amigos, familiares, religiosas, seminaristas, paroquianos da Sagrada Família (Montes Claros) e os padres da Congregação Sagrada Família de Bérgamo. A celebração marcou o início do ministério do Padre André. Visivelmente emocionado, ele recebeu mensagens de carinho e vários presentes que demonstraram o quanto é querido. O novo sacerdote deixa uma mensagem para os jovens que sonham em ser padres. “Não tenham medo em dizer sim ao chamado à vida religiosa e sacerdotal. Não se preocupem, pois, Deus sempre estará conosco. E se hoje eu pudesse escolher outra coisa para fazer eu iria escolher novamente a vida religiosa e sacerdotal. E a igreja precisa de jovens felizes e esperançosos”, finaliza.

As famílias da paróquia Nossa Senhora Medianeira de todas as Graças, além de acolherem os paroquianos de Montes Claros em suas casas, também promoveram um almoço em comemora à ordenação presbiteral do padre André Kléber. São momentos de fraternidade e carinho que marcaram essa belíssima ordenação de mais um servo de Deus, mais um sacerdote católico, o padre André Kléber dos Santos, neo-sacerdote: Servo por Amor.

Texto: Américo Borges/ Jornalista e agente da Pascom da Paróquia Sagrada Família/Moc
Fotos: Pascom Nossa Senhora de Todas as Graças (Itapeví-SP)

____________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Jornalista / Assessora de Comunicação e Imprensa da Arquidiocese de Montes Claros – MG  Contato: (38) 9905-1346 (38) 9 8423-8384
e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

 
 « ‹nov 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...