Notícias

“Temos um Deus que lavou os pés dos seus discípulos”

O arcebispo de Montes Claros, dom João Justino de Medeiros Silva, surpreendeu os fiéis, na noite desta quinta-feira Santa (18), na Catedral Nossa Senhora Aparecida.  Como de costume, no presbitério, estavam 12 leigos (representando os apóstolos) para a realização da cerimônia de lava-pés. Depois de repetir o gesto de Jesus, que perpetua desde a celebração da Instituição da Eucaristia, dom Justino desceu do presbitério e começou a lavar os pés de quem estava na assembleia participando da missa.  Atitude que surpreendeu quem foi abordado por ele, e comoveu quem estava próximo do escolhido.

Com este sinal, o bispo desta Igreja Particular demonstrou o que dissera minutos antes durante sua homilia: “Não podemos celebrar a Eucaristia, não podemos viver nosso sacerdócio, viver o mandamento novo, se não passarmos pela atitude de servir os irmãos. Que neste gesto de Jesus, entendamos as muitas formas de servir o próximo”, desejou.

Dom João lembrou ainda que o gesto de lava-pés sinaliza o Mistério da cruz, onde foi selada a aliança definitiva, e é, portanto, o auge da experiência pascal. Jesus se colocou como o menor. Tirou o manto e lavou os pés de um a um dos seus.  A vida não é sempre explicável, tem muito de mistério. E recomendou o arcebispo: “O serviço aos irmãos, é um modo de fazer a memória de Jesus. A vivência da Eucaristia passa pela memória do serviço”. Alertou que não basta celebrar a Eucaristia, é preciso que ela se torne alimento para a doação, partilha e amor ao próximo.

Depois do rito, todo o presbitério foi “desnudado”, e o Santíssimo levado para o salão paroquial, onde sairá de lá, no sábado Santo, noite da Vigília Pascal.

Dentro da programação deste tríduo pascal, dom Justino, estará nesta sexta-feira da Paixão às 7h (Procissão do Encontro- ponto alto, praça Flamarion Wanderley)  às 15h (Celebração da Cruz na Catedral) e às 19h30 Musical da Paixão, na matriz de São Judas Tadeu.

Toda a programação de nossa Arquidiocese você pode acessar o site: www.arquimoc.com e consultar todas as atividades previstas até domingo de páscoa.

__________________________________________________________________

***Viviane Carvalho – Assessoria de Imprensa Arquidiocese de Montes Claros  (38 Vivo) 9905-1346 (38 claro) 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected] 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹Maio 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...