Notícias

Tempo de conhecer e amar a palavra de Deus

Foto: Pascom paróquia Senhor do Bonfim.

Na última semana, o arcebispo metropolitano, dom João Justino, presidiu a santa missa de abertura de duas casas de formação, responsáveis pelo caminho inicial ao sacerdócio, a comunidade do propedêutico, uma em Bocaiuva e outra em Ubaí. Ligada à paróquia local, os dois centros contarão com o suporte de diversos profissionais e dos padres formadores. Dessa forma, os jovens que ingressaram poderão, inclusive com o apoio dos fiéis das respectivas paróquias, amadurecer em seus corações a entrega de vida que o ministério presbiteral pede.

Na celebração da nova casa em Ubaí, o arcebispo convidou a igreja para refletir sobre o evangelho do primeiro domingo da Quaresma, narrado por Mateus, em que o espírito conduz Jesus ao deserto e às tentações. O diabo manipula a palavra e incita que o Senhor use seu poderio, abandone sua humanidade para satisfazer-se diante dos desafios. O diabo entendeu que pela humanidade de Jesus passava o caminho da salvação. Estar no deserto para o ser humano é um desses desafios. E Jesus, no deserto, experimentou a fome. Se cedesse às tentações do diabo, não estaria cumprindo o plano divino, pontuou o arcebispo, durante a homilia.

Foto: Pascom paróquia Santa Rita de Cássia

Tais fatos mostram para nós que se até Jesus foi tentado, nós também seremos. E hoje existem muitas outras formas sutis dela vir em nossa vida. O objetivo do diabo é tirar nossa humanidade que é um grande dom do Senhor. O ministério do padre na comunidade é para ajudar a estar sempre presente esse projeto de cuidar da vida, da humanização. Mas não se faz isso sem a fé e sem a Palavra de Deus. A formação presbiteral que inicia com o propedêutico é o tempo de escutar, conhecer e amar a palavra de Deus, para vivê-la, refletiu dom João. Os vocacionados das duas casas foram apresentados e após a celebração, em Ubaí, a nova comunidade do propedêutico São João Paulo II foi abençoada e inaugurada, marcando um novo tempo para a formação presbiteral na arquidiocese.

____________________________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...