Notícias

Tempo de conhecer e amar a palavra de Deus

Foto: Pascom paróquia Senhor do Bonfim.

Na última semana, o arcebispo metropolitano, dom João Justino, presidiu a santa missa de abertura de duas casas de formação, responsáveis pelo caminho inicial ao sacerdócio, a comunidade do propedêutico, uma em Bocaiuva e outra em Ubaí. Ligada à paróquia local, os dois centros contarão com o suporte de diversos profissionais e dos padres formadores. Dessa forma, os jovens que ingressaram poderão, inclusive com o apoio dos fiéis das respectivas paróquias, amadurecer em seus corações a entrega de vida que o ministério presbiteral pede.

Na celebração da nova casa em Ubaí, o arcebispo convidou a igreja para refletir sobre o evangelho do primeiro domingo da Quaresma, narrado por Mateus, em que o espírito conduz Jesus ao deserto e às tentações. O diabo manipula a palavra e incita que o Senhor use seu poderio, abandone sua humanidade para satisfazer-se diante dos desafios. O diabo entendeu que pela humanidade de Jesus passava o caminho da salvação. Estar no deserto para o ser humano é um desses desafios. E Jesus, no deserto, experimentou a fome. Se cedesse às tentações do diabo, não estaria cumprindo o plano divino, pontuou o arcebispo, durante a homilia.

Foto: Pascom paróquia Santa Rita de Cássia

Tais fatos mostram para nós que se até Jesus foi tentado, nós também seremos. E hoje existem muitas outras formas sutis dela vir em nossa vida. O objetivo do diabo é tirar nossa humanidade que é um grande dom do Senhor. O ministério do padre na comunidade é para ajudar a estar sempre presente esse projeto de cuidar da vida, da humanização. Mas não se faz isso sem a fé e sem a Palavra de Deus. A formação presbiteral que inicia com o propedêutico é o tempo de escutar, conhecer e amar a palavra de Deus, para vivê-la, refletiu dom João. Os vocacionados das duas casas foram apresentados e após a celebração, em Ubaí, a nova comunidade do propedêutico São João Paulo II foi abençoada e inaugurada, marcando um novo tempo para a formação presbiteral na arquidiocese.

____________________________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...