Liturgia Materiais Pastorais Notícias PUBLICAÇÕES Publicações pastorais

É Páscoa: baixe a cartilha da Via Lucis e reze com sua família!

A Arquidiocese de Montes Claros disponibiliza a Cartilha da Via Lucis para baixar (download) e rezar.

“A Igreja nos oferece a possibilidade de rezar durante o tempo pascal a Via Lucis, ou Caminho da Luz, como uma Via Sacra da Ressurreição”, aponta Dom João Justino, Arcebispo de Montes Claros.  Dom João apresenta o texto como uma oportunidade para as comunidades e famílias da Arquidiocese de Montes Claros continuarem em oração, rezando especialmente pelo fim da pandemia, e afirma que “É uma excelente forma de catequese pascal. Vamos experimentar a beleza dessa forma de rezar o mistério da Páscoa do Senhor Jesus”.

Via Lucis

“O mistério pascal é descrito nos evangelhos através de uma série de eventos com um significado espiritual profundo. Desde a decisão de Pôncio Pilatos à crucifixão, especial ênfase tem sido dada àqueles que conduziram ao sofrimento e morte de Jesus Cristo. A fim de que os visualizássemos e para que todos os compreendessem, foram criadas e desenvolvidas outrora as catorze estações da Via Crucis.

Todavia, o mistério é duplo. A primeira parte corresponde aos eventos acima descritos, mas existe uma segunda parte igualmente importante: a Ressurreição de Cristo e os acontecimentos que se lhe seguiram e levaram à Ascensão de Jesus e ao Pentecostes. Estes não têm sido considerados igualmente fundamentais pela tradição, o que cada vez mais é inadmissível. Demasiada ênfase é dada ao sofrimento, e quase nenhuma à esperança e à vitória da vida sobre a morte. A expressão  per crucem ad lucem – pela Cruz para a luz – tem sido apenas parcialmente considerada.

Por conseguinte, em 1991, na Sexta-feira Santa, o Papa João Paulo II apresentou a Via Lucis – catorze estações mediante as quais se torna possível meditar e rezar sobre a Ressurreição, a Ascensão de Jesus e o Pentecostes.”

Baixe aqui a Cartilha da Via Lucis

 

Texto Via Lucis: Pastoral da Cultura

_______________________________________________
***Fabíola Lauton – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros
(38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 « ‹jul 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...