A Arquidiocese de Montes Claros disponibiliza a Cartilha da Via Lucis 2022 para baixar (download) e rezar.
A Igreja nos oferece a possibilidade de rezar durante o tempo pascal a Via Lucis, ou Caminho da Luz, como uma Via Sacra da Ressurreição. A Arquidiocese de Montes Claros através do Secretariado para a Liturgia, apresenta e disponibiliza como nos anos anteriores, o texto como uma oportunidade para as comunidades e famílias da Arquidiocese de Montes Claros continuarem em oração e experimentando a beleza dessa forma de rezar o mistério da Páscoa do Senhor Jesus.
Via Lucis
“O mistério pascal é descrito nos evangelhos através de uma série de eventos com um significado espiritual profundo. Desde a decisão de Pôncio Pilatos à crucifixão, especial ênfase tem sido dada àqueles que conduziram ao sofrimento e morte de Jesus Cristo. A fim de que os visualizássemos e para que todos os compreendessem, foram criadas e desenvolvidas outrora as catorze estações da Via Crucis.
Todavia, o mistério é duplo. A primeira parte corresponde aos eventos acima descritos, mas existe uma segunda parte igualmente importante: a Ressurreição de Cristo e os acontecimentos que se lhe seguiram e levaram à Ascensão de Jesus e ao Pentecostes. Estes não têm sido considerados igualmente fundamentais pela tradição, o que cada vez mais é inadmissível. Demasiada ênfase é dada ao sofrimento, e quase nenhuma à esperança e à vitória da vida sobre a morte. A expressão per crucem ad lucem – pela Cruz para a luz – tem sido apenas parcialmente considerada.
Por conseguinte, em 1991, na Sexta-feira Santa, o Papa João Paulo II apresentou a Via Lucis – catorze estações mediante as quais se torna possível meditar e rezar sobre a Ressurreição, a Ascensão de Jesus e o Pentecostes.”
Adicionar Comentário