Notícias

Visita a comunidades diretamente afetadas no Vale das Cancelas

No último sábado, dia 07, o arcebispo de Montes Claros dom João Justino e a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputada Leninha, estiveram reunidos com as famílias das 11 comunidades tradicionais diretamente afetadas pelo empreendimento da Sul Americana de Metais – SAM. Nem a forte chuva, tão esperada para o sertanejo, foi capaz de conter homens, mulheres, jovens e crianças presentes na escola da Comunidade do Lamarão.

Desde 2016 as comunidades vivem a expectativa de ver instalado em seu território tradicional um projeto de mineração e um mineroduto que pretende usar a água, bem tão escasso e sagrado no semiárido mineiro, servir para empurrar o minério de ferro extraído na região para o porto de Ilhéus, no Sul da Bahia. O processo de licenciamento está suspenso por decisão judicial, mas, ainda assim, a empresa mantém uma intensa agenda de visitas a prefeituras, câmaras municipais, entidades e as próprias comunidades, num processo de aproximação e até cooptação de apoios.

Atemorizados e não sem razão, os moradores das comunidades, geraizeiros, buscam orientação e, sobretudo, aliados contra a implantação do projeto que pouco ou quase nada se sabe a respeito. O Projeto Bloco 8 pretende explorar as jazidas de minério de ferro de pelo menos 11 comunidades tradicionais, como a do Lamarão, localizadas na área do empreendimento. Entre os poucos dados divulgados pela multinacional estão o investimento de 2,1 bilhões de dólares e a produção estimada de 30 milhões de toneladas de pellet feed (base úmida) por ano.

Dom João Justino e a deputada Leninha ouviram os relatos, as angústias das famílias e juntos firmaram o compromisso de defender os povos e comunidades tradicionais nessa luta tão desigual.

(Texto e imagens: Assessoria de comunicação da deputada Leninha)

____________________________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹mar 2021› » 

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...