Notícias

Visita a comunidades diretamente afetadas no Vale das Cancelas

No último sábado, dia 07, o arcebispo de Montes Claros dom João Justino e a presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, deputada Leninha, estiveram reunidos com as famílias das 11 comunidades tradicionais diretamente afetadas pelo empreendimento da Sul Americana de Metais – SAM. Nem a forte chuva, tão esperada para o sertanejo, foi capaz de conter homens, mulheres, jovens e crianças presentes na escola da Comunidade do Lamarão.

Desde 2016 as comunidades vivem a expectativa de ver instalado em seu território tradicional um projeto de mineração e um mineroduto que pretende usar a água, bem tão escasso e sagrado no semiárido mineiro, servir para empurrar o minério de ferro extraído na região para o porto de Ilhéus, no Sul da Bahia. O processo de licenciamento está suspenso por decisão judicial, mas, ainda assim, a empresa mantém uma intensa agenda de visitas a prefeituras, câmaras municipais, entidades e as próprias comunidades, num processo de aproximação e até cooptação de apoios.

Atemorizados e não sem razão, os moradores das comunidades, geraizeiros, buscam orientação e, sobretudo, aliados contra a implantação do projeto que pouco ou quase nada se sabe a respeito. O Projeto Bloco 8 pretende explorar as jazidas de minério de ferro de pelo menos 11 comunidades tradicionais, como a do Lamarão, localizadas na área do empreendimento. Entre os poucos dados divulgados pela multinacional estão o investimento de 2,1 bilhões de dólares e a produção estimada de 30 milhões de toneladas de pellet feed (base úmida) por ano.

Dom João Justino e a deputada Leninha ouviram os relatos, as angústias das famílias e juntos firmaram o compromisso de defender os povos e comunidades tradicionais nessa luta tão desigual.

(Texto e imagens: Assessoria de comunicação da deputada Leninha)

____________________________________________________
***Raphael Nery – Comunicação da Arquidiocese de Montes Claros

(38) 9 9725-1103 (38) 9 8423-8384 ou pelo e-mail: [email protected]

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Artigos de Dom João Justino

Arcebispo Metropolitano de Montes Claros (MG)

Luz para os Meus Passos

AGENDA

REVISTA

 

ENQUETE

No ano em que realizaremos a IV AAP (Assembleia Arquidiocesana de Pastoral) a Diocese de Montes Claros comemora quantos anos de criação?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...